Planejamento de mídias sociais: Pra onde vai nosso rio Tapajós? (INESC)

O Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC) produziu a série documental “Tapajós: uma breve história da transformação de um rio” com o objetivo de humanizar e traduzir informações complexas de relatórios e pesquisas sobre os impactos socioambientais do escoamento de soja na pequena cidade de Miritituba, distrito de Itaituba, Pará. No momento de distribuir o conteúdo, a organização entrou em contato com a equipe da Forest para o desenho de uma campanha para as redes sociais.

Para iniciar esse planejamento, foi realizada uma pesquisa exploratório online, buscando dados relativos ao consumo de informações e a percepção sobre temas socioambientais vinculados à série documental. Com essa finalidade, foram utilizados dados secundários disponíveis de forma gratuita em institutos de pesquisa confiáveis. Também foram extraídas manualmente informações nos perfis de seguidores ativos do Instagram da organização.

Portfolio INESC 01

Os dados sistematizados indicaram que uma quantia considerável de brasileiras e brasileiros se preocupam com a preservação ambiental e enxergam de forma negativa a maneira como a gestão pública atua com o tema. Porém, essa insatisfação e preocupação não parecem se manifestar em comportamento político.

Com esses e outros insights acumulados, foram desenvolvidas personas que representassem os grupos a serem alcançados pela campanha de divulgação da série. A construção das personas delimitou indivíduos que já possuíam um nível de conhecimento sobre os problemas socioambientais explorados pela obra e abertura para disseminar tais informações.

A campanha, então, compreendeu 53 posts segmentados por plataformas (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube) e personas. O conteúdo produzido contribuiu para movimentar os perfis da organização e despertar interesse pela série e suas temáticas.

Portfolio INESC 02
GOSTOU DO NOSSO TRABALHO?
Info
Cliente

Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC)

Coordenação

Thiago Foresti

Atendimento

Manuela Costa

Pesquisa e Planejamento

Anaju Ribeiro

Date: