27

jul

2017

O Código Florestal faz parte da sua vida. Tome conta!

“Divulgar faz o jogo justo. Vamos usar o Código Florestal.” Os versos são dos mais novos hits do feminejo socioambiental. É isso mesmo que você escutou! Com muitas divas, uma mensagem poderosa, vibratos fortes e alguma sofrência, o papel do Código Florestal é cantado na campanha “Tome conta!”.

Em cada episódio da série animada, o público conhece um aspecto da lei 12.651 de 2012 e uma nova cantora de sucesso – pronta para se alçar ao estrelado junto a Maiara & Maraisa, Simone & Simaria e Marília Mendonça. A Sapa exalta a obrigatoriedade das reservas ambientais nos diferentes biomas brasileiros. A Cachorra lembra que, mesmo consumido, é preciso preservar. A Abelha mostra a sintonia entre as plantas, os animais e os serviços ambientais. Por fim, a Gata fica de olho aberto para evitar que uns se aproveitem, enquanto outros seguem conservando.

A iniciativa, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), foi produzida pela Forest Comunicação. Para saber como o Código Florestal influencia sua vida cotidiana, acesse www.tomeconta.org.br.

 

01_Capa_Youtube_HD

 

Código Florestal é a mais importante lei ambiental do Brasil. As normas regulam os usos do solo e a preservação da floresta, inclusive na propriedade privada. Os cuidados garantem que toda a população, esteja na cidade ou no campo, tenha sempre água farta e ar limpo.

Neste primeiro vídeo da campanha “Tome Conta!”, nossa cantora envolve a plateia com um ritmo bem regional. Você tem uma nascente, uma encosta ou mata ciliar na sua propriedade? Então, trate de proteger! Além de ficar em dia com a legislação, é uma oportunidade de brilhar. Como diz a canção: “A mata preservada me inspira a te amar!”. E lembre-se, “o Brasil tem que ter reserva, todos os biomas tem que ter reserva! Vamos usar o código pra cuidar das florestas”. Sucesso para você que cumpre a lei e sabe da importância da preservação.

 

02_Capa_Youtube_HD

 

O consumo faz parte das nossas vidas. Ir ao mercado e comprar produtos para preparar a janta, o almoço ou aquele café da manhã é uma rotina para milhões de brasileiros nos mais diversos territórios. Uma vez no mercado, você já parou para pensar de onde vem toda aquela comida?

Sim, tudo o que consumimos vem do campo. Todos os dias, milhões de brasileiros acordam cedo para cultivar alimentos fornecidos para as mais diversas cidades. E, como qualquer outro empreendimento, os produtores agropecuários também têm responsabilidades. Se o cinema tem que ter segurança e o restaurante tem que ter confiança, a produção no campo também tem que ter responsa! Sim, pois o café não pode desmatar! “Mesmo consumindo, você pode preservar.”

 

04_Capa_Youtube_HD

 

Serviços ambientais ou ecossistêmicos são ofertados pela natureza e indispensáveis à sobrevivência humana. Todo ano, em todo o mundo, milhões de pessoas que produzem alimentos esperam a época certa para plantar suas sementes. Mas muitas não se dão conta de que a natureza é o principal insumo para a prosperidade.

Neste terceiro vídeo da campanha “Tome Conta!”, vamos entender a importância do Código Florestal para a manutenção dos serviços ecossistêmicos. “Não choveu porque estão desmatando, não cresceu porque estão desmatando, deu praga na colheita porque estão desmatando, não vai ter comida se a floresta está faltando!” Lembre-se que o passarinho é seu irmão e respeitar o Código Florestal faz bem para o coração.

 

03_Capa_Youtube_HD

Sabe aquele vizinho que faz tudo errado? Gasta água demais, faz gato na energia e joga o lixo no lugar errado? Ninguém gosta de gente assim, não é mesmo? Se na cidade existem essas pessoas inconvenientes, no campo não é diferente. A lei vale para todos e é preciso transparência para punir quem comete crimes. Com o Código Florestal é assim. Desmatar APP (Área de Proteção Permanante) e reserva legal é crime! A prática é grave e afeta o equilíbrio natural dos serviços ambientais (sim, aqueles do vídeo das abelhinhas).

“Maria da mata está cuidando, não pode desmatar. Seu José da mata está cuidando, não pode desmatar, mas seu Pedro segue desmatando. Enquanto uns preservam ele está se aproveitando. Controlar faz o jogo justo, divulgar faz o jogo justo. Vamos usar o Código Florestal, com transparência não tem susto!”

 

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Forest Comunicação 2017
Tree Pixel Agência Digital
Associação Brasileira das Agências de Comunicação